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A telemedicina é sem dúvida um serviço que veio para ficar em Portugal.

Ao longo do último ano, foi através dela que muitos portugueses conseguiram chegar ao médico.


Implementada há poucos anos em Portugal, a Telemedicina teve, no último ano, um crescimento exponencial face ao contexto pandémico.


A telemedicina assumiu um papel crucial na prestação de cuidados médicos à população (adulta e em idade pediátrica) em tempos de pandemia, sendo a principal vantagem a flexibilidade e facilidade de acesso a consultas médicas, sem necessidade de se deslocar a uma unidade de saúde, minimizando o risco de contágio de infeção pelo novo coronavírus.


Através de uma teleconsulta, seja por voz ou vídeo, em poucos minutos é possível um médico avaliar situações de doença aguda, mas também permite manter o acompanhamento médico dos doentes crónicos, de forma continuada, seja por rotina ou devido a agravamento da doença. Por outro lado, a disponibilidade de video chamadas é uma mais-valia, dado que permitem fazer uma avaliação mais global do estado geral do doente e realizar parte do exame objetivo como, por exemplo, a observação da pele e das mucosas, permitindo fazer o diagnóstico de patologias que antes não era possível realizar à distância.


Desta forma, a telemedicina permite realizar aconselhamento e triagem médica, encaminhando para avaliação presencial apenas os doentes que realmente necessitam e reduzindo a carga nos serviços de saúde a nível dos cuidados de saúde primários e a nível dos hospitais.


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