Ao longo do último ano, foi através dela que muitos portugueses conseguiram chegar ao médico.

Implementada há poucos anos em Portugal, a Telemedicina teve, no último ano, um crescimento exponencial face ao contexto pandémico.
A telemedicina assumiu um papel crucial na prestação de cuidados médicos à população (adulta e em idade pediátrica) em tempos de pandemia, sendo a principal vantagem a flexibilidade e facilidade de acesso a consultas médicas, sem necessidade de se deslocar a uma unidade de saúde, minimizando o risco de contágio de infeção pelo novo coronavírus.
Através de uma teleconsulta, seja por voz ou vídeo, em poucos minutos é possível um médico avaliar situações de doença aguda, mas também permite manter o acompanhamento médico dos doentes crónicos, de forma continuada, seja por rotina ou devido a agravamento da doença. Por outro lado, a disponibilidade de video chamadas é uma mais-valia, dado que permitem fazer uma avaliação mais global do estado geral do doente e realizar parte do exame objetivo como, por exemplo, a observação da pele e das mucosas, permitindo fazer o diagnóstico de patologias que antes não era possível realizar à distância.
Desta forma, a telemedicina permite realizar aconselhamento e triagem médica, encaminhando para avaliação presencial apenas os doentes que realmente necessitam e reduzindo a carga nos serviços de saúde a nível dos cuidados de saúde primários e a nível dos hospitais.