top of page

Tech Visa facilita entrada de profissionais brasileiros em Portugal.

Visto lançado em janeiro pode ser a oportunidade certa para profissionais brasileiros da área de tecnologia.


Para facilitar o processo de quem quer trabalhar por lá, o país lançou em janeiro deste ano o Tech Visa, uma modalidade de visto focada em profissionais de tecnologia. É uma forma menos burocrática, mais rápida e mais barata para ingressar e trabalhar no país.


“O Tech Visa é direcionado para empresas tecnológicas e inovadoras inseridas no mercado global que querem atrair profissionais qualificados para Portugal. Nos últimos anos o país ganhou título de ‘hub de tecnologia’ e está passando por um momento de recuperação econômica. Por isso, está apostando muito no setor, além de estar recebendo uma série de investimentos”, afirmou Leonardo Freitas, especialista em imigração e sócio-fundador da Hayman-Woodward.

Quem pode participar?

O objetivo do visto é atrair os chamados profissionais qualificados. Entre as profissões que podem ser candidatos estão engenheiro de software, cientista de dados, programador, designer, arquiteto de infraestrutura, entre outros relacionados com o setor de tecnologia.


A possibilidade não é exclusiva para brasileiros, mas os profissionais daqui têm preferência, segundo Freitas, pela similaridade da cultura e quantidade de profissionais da área.


“O visto faz parte de um programa nacional de empreendedorismo de Portugal, que incentiva o desenvolvimento de tecnologia. Por isso, para ser elegível ao visto, o profissional precisa ser procurado por empresas que tenham aderido a esse programa junto ao Ministério da Economia local”, explica Freitas. Mas é possível também que a própria pessoa se candidate enviando seu currículo para a empresa.

bottom of page